Gunnm; Hyper Future Vision

Postado por Pedro Henrique Leal 4 de nov. de 2009


Lançado originalmente entre 1991 e 1995, Gunnm, ou Battle Angel Alita, em sua edição norte-americana, é um épico pós cyberpunk, pós apocalípitico, e pós humano. A obra de Yukito Kishiro conta a históra de Gally, uma ciborgue caçadora de recompensas na misteriosa "cidade da sucata". No começo da primeira edição, a sua cabeça preservada por 200 anos é encontrada por Daisuke Ido, um cyber médico, que inicialmente restaura a ciborgue, que não possue lembranças de quem ela era, como "companhia". Após notícias de ataques contra mulheres que possuíam partes cibernéticas muito similares as que recebeu de Ido, Gally o segue durante quando ele sai a noite, e descobre o seu trabalho como caçador de recompensas, após ser salva do ataque de uma mutante responsável pelos assassinatos... E nisso começa o interesse da "jovem" Gally pelo trabalho como uma guerreira caçadora.
O épico de Kishiro cobre na verdade um periodo de pelo menos 14 anos, ignorando-se o final, descontinuado pelo autor ao lançar "Last Order", uma continuação de Gunnm, ainda em andamento. O motivo da mudança no final ao lançar o novo mangá se deve ao fato de que o final original não era o planejado, pois Kishiro foi obrigado a parar a produção de Gunnm por motivos de Saúde.
Durante os 14 anos que a história de Gunnm cobre, Kishiro desenvolve um mundo altamente intricado, divido entre a Cidade da Sucata, habitada primariamente por ciborgues variados, e pessoas em diversos níveis de miséria, e a cidade flutuante de Zalem, habitada por uma misteriosa Elite, sobre a qual nada-se sabe até o meio da história, e que ainda assim, só se vê Zalem "de perto" no ultimo dos nove volumes da edição original de Gunnm.
A cidade da Sucata é governada pela Factory, uma instalação automatizada operada por bizarros robôs chamados "Deckman". Além dos guerreiros caçadores contratados pela Factory, a população é mantida distraída por esportes sangrentos, que incluem lutas entre gladiadores gigantescos, e o "Motorball", uma estranha corrida entre ciborgues, envolvendo levar uma bola motorizada através da pista. Kishiro escreveu um mangá curto sobre as origens do motorball, onde explica como o que antes era uma corrida normal virou um expectáculo violento, o mangá, entitulado "Ashen Victor", é centrado em Snev, o rei das batidas, famoso por nunca terminar uma corrida.
A história é povoada por figuras estranhas, como Zaariki, um ciborgue gigante com pinças de caranguejo, Kaos, um jovem radialista que podem "sentir" as memórias de objetos inanimados, Desty Nova, um cientista louco e obcecado com pudim, e Den do Barjack, o lider de um movimento terrorista anti-Zalem, na forma de um centauro robótico gigante. E essas são as que posso descrever sem contar a história; Kishiro sem duvida mostra criatividade nos seus ciborgues vagamente humanos, e seus personagens humanos são bastante variados, sem cair na sindrome de "apenas seis rostos" que assola tantos mangás.
Conforme a trama foi avançando, maior foi o foco nos sistemas que Zalem usa para controlar não apenas a cidade da sucata, mas toda a superfície. Além disso, a presença de um antagonista foi ficando mais clara, na forma do excentrico (e hiláriamente cruel) doutor Desty Nova. a história também passou a ir mais em direção ao segredo de Zalem e da cidade da sucata, do que da vida de Gally como caçadora de recompensas, trama abandonada no terceiro volume da edição japonesa. Isso se deve em parte a revista que publicou Gunnm no Japão, que publicava Seinen, voltados para jovens adultos, e não Shonen, para rapazes, obrigando Kishiro a dar uma trama mais complexa para Gunnm.
A edição brasileira de Gunnm, pela JBC, foi lançada em 2003, e teve 18 edições, ao invés das 9 das versões norte americana e japonesa; isso ocorreu porque os volumes de compilação japoneses foram divididos pela metade na hora de publicar Gunnm no Brasil, para garantir um preço menor. Não houveram cortes na história, só um aumento no número de volumes. A JBC ainda trabalha com encomendas de Gunnm, cobrando 4,95 por edição

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