Top 5: RPGs de Ficção Científica

Postado por Pedro Henrique Leal 4 de nov. de 2009

Como eu não consigo evitar fazer sugestões, e como o mercado  de rpg importado é ridiculamente vasto, eis aqui a minha lista dos 5 RPGs de Ficção científica que mais valem apena; nem todos valem pelas regras em si, e o número um vale mais para uma sessão ou outra (e que é mais divertida do que campanhas inteiras dos outros) , mas são todos muito bons, então aí vai : O TOP 5 de RPGs de Ficção Científica!


 

Número 5: Serenity



Baseado no filme Serenity, e na série de TV Firefly, Serenity tem um cenário que parece ter sido feito para um RPG, e um sistema que, apesar de não ser perfeito, é interessante. Mesmo para quem só joga um sistema (como os aficcionados por d20 system) Serenity vale apena pelo cenário... Afinal, o que pode haver de ruim em um western espacial? Exatamente, Serenity joga todo clima dos westerns (e parte da estética destes) em um cenário de FC bem escrito e bem desenvolvido. A ausência de aliens, robôs e viagens mais rápidas que a luz pode afastar algumas pessoas, que podem preferir uma FC mais "ópera espacial", mas  material é de alta qualidade, e vale apena, especialmente para fãs de Joss Whedon.


Número 4: Traveller

Traveller é um dos mais velhos, e mais detalhados RPGs de ficção científica. Como quase todos os clássicos, passou por uma péssima edição d20, e por uma edição para GURPS... Traveller é também um dos mais complicados rpgs do mundo, entrando em detalhes do funcionamento de quase tudo, e sofre de um grave problema durante a criação de personagem: o sistema de criação de personagem envolve rolar os eventos que ocorreram durante a carreira do seu personagem, o que pode resultar em um cara morto antes da primeira sessão, não que isso não possa ser evitado por um mestre competente. Para quem quer algo mais Babylon 5, Ender's Game ou Alpha Centauri, no lugar de um Star Trek ou Star Gate, Traveller é uma das melhores opções.

Número 3: Eclipse Phase
  


Mais um título recente, Eclipse Phase, que já foi resenhado aqui, é outro RPG de FC "Hard". Não espere encontrar civilizações alienígenas ou naves que viajam mais rápido que a luz em uma campanha normal de Eclipse Phase. Assim como Traveller, Eclipse Phase Incluí alguns elementos mais fantasiosos, como poderes psiquícos, mas nada em Traveller ganha das Suryas, baleias gigantes super inteligentes com poderes psíquicos vivendo NO SOL! Eclipse Phase consegue ser sério e ao mesmo tempo ser completamente absurdo... Caranguejo inimigo gigante como opção de personagem? Contém comigo.

Número 2: Star Wars saga edition


Eu conheço gente que vai me chamar de hipócrita, especialmente depois do número de vezes que eu disse que Star Wars não era FC, mas sim fantasia espacial. E eu mantenho essa opinião; O problema é que quando se procura RPGs de FC, a linha entre uma coisa e outra é totalmente ignorada, sem brincadeira, minhas outras opções eram Dark Heresy e Shadowrun; sendo ambos são fantasia; um é fantasia espacial mais exagerada que a de Star Wars, e o outro é um misto de cyberpunk com tolkien (e que funciona muito bem). O Saga Edition é um dos jogos mais funcionais do sistema d20, e um dos únicos onde uma classe não obscurece todas as outras, é claro, o Jedi é mais legal que as outras, mas surpreendemente, não é MELHOR que as outras classes. Junte isso a um sistema de combate espacial altamente prático, pois funciona em cima das mesmas regras do combate normal, e um cenário riquíssimo como o de Star Wars, e temos o nosso número 2.
Número 1: Paranóia


  Você não tem permissão para acessar esse item cidadão!



Paranóia toma o primeiro lugar nessa lista por um motivo simples : é simplesmente hilário. Situado nos corredores do complexo Alpha, não podia ter um título mais apropriado, já que TUDO em paranóia é motivo para que o computador (paranóico) do complexo te considere um traidor, e te mate; felizmente você tem clones, mas esses também não duram muito. Além disso, todo personagem de paranóia é parte de alguma sociedade secreta, está espionando em alguma outra, e provavelmente fingindo que é parte de outra. O complexo Alpha é um pesadelo burocrático, onde entre outras coisas, você pode ter permissão para usar um equipamento X, ser ordenado pelo computador para testá-lo, mas não ter autorização para saber como ele funciona... E é claro, perguntar como funciona, ou não trazer o resultado do teste é traição. Traição é punida com a morte. Infelicidade é traição, você está feliz cidadão?


Lembre-se, o Computador é seu amigo...

0 comentários

Postar um comentário