Quadrinhos contra a corrupção.

Postado por Pedro Henrique Leal 3 de nov. de 2009

O grupo Ctrl.Alt.Shift.. está lançando essa semana uma antologia de quadrinhos sobre combate a corrupção. O projeto é coeditado por Paul Gravett, fundador do Comica Festival. Para Gravett, os quadrinhos são uma importante ferramenta para deixar o povo indignado nessa era de informação excessiva.
A antologia contém histórias que vão desde a violência sistematizado por parte do governo na Colombia até a devastação dos recursos naturais no Congo, destaque para duas histórias baseadas em denuncias anônimas; uma sobre a corrupção nos programas de apoia às vítimas da Aids na china, e a outra, escrita por Pat Mills, roteirista de Judge Dredd, sobre o filho de um Aiatolá iraniano que se revolta contra o pai e tenta expor a corrupção em seu país.
O lançamento da antologia será acompanhada por um exposição na galeria Lazarides em Londres, centrada nas tentativas bem intencionadas, porém incomodas dos quadrinhos de liderem com temas sérios. Destaques incluem "Heróis contra a Fome", com Batman e Super Homem na etiópia durante a crise de falta de alimentos de 1986, e "I am curious (Black!)", uma história da Lois Lane onde a namorada do Super Homem passa um dia no corpo de uma mulher negra.
Vários dos grandes nomes da industria de quadrinhos estão presentes na antologia, que também incluí contribuições de músicos e outros artistas.
A diretora do Ctrl.Alt.Shift., Karin Owusu disse em entrevista para o The Guardian ter sido surpreendida pelo empenho e pela imaginação que os quadrinistas demonstraram na antologia. As pessoas estavam excessivamente acostumadas com a idéia de que corrupção era uma coisas de países em guerra e ditaduras, afirmou, mas o tema mexeu com os escritores e artistas, que produziram tanto material que a entitade não teve certeza se dava pra por tudo em um livro, afirmou.
A coletânea estará disponível pelo site da entidade, e custa 4,95 euros. Quanto à um lançamento nacional, esperemos

0 comentários

Postar um comentário