Dark Heresy: Na macabra escuridão do futuro, existe a inquisição

Postado por Pedro Henrique Leal 30 de nov. de 2009


A Games Workshop lançou no ano passado o primeiro RPG da franquia Warhammer 40.000. Começando "bem", (para o padrão de WH40k, pelo menos), Dark Heresy é um RPG sobre a Santa Inquisição de Terra.

Esta organização eclesiástica do Imperium dos Homens no 41º milênio, cujos lemas incluem "Queime a Bruxa, Purifique o Mutante, Expurgue o Herege" e "Inocência não prova nada", é responável por garantir a segurança do Imperium... Através do medo e da paranóia. Como a própria premissa já diz, DH não é um RPG heróico, nuito pelo contrário, aqui se espera que os PCs sejam vilões (embora eu ache muito mais interessante jogar com um acólito relutante, que não aceita cegamente os dogmas do Imperium).

As regras de DH são um caso curioso : embora funcione em cima de um sistema de perícias com valores percentuais, algo típico de RPGs de compra por pontos, ou ao menos de jogos sem classe, a base de DH é em cima de classe e nível. Apesar de incluir várias das unidades do Imperium como classes, como os Guardas Imperiais (vulgo bucha de canhão), Psykers (como o nome indica, psíquicos) e Techpriests (sacerdotes dedicados ao "Omnissias", um computador gigante em Marte, gostam de trocar partes do corpo por implantes cibernéticos), DH não incluí os garotos propaganda de 40k, os fuzileiros espaciais. A razão disso é bem simples : o jogo se centra em acólitos da Inquisição, que lidam com cultistas do caos, alguns xenos(aliens), e demônios menores; Os fuzileiros espaciais lidam com exércitos, demônios gigantescos, e hordas intermináveis de xenos.


Há de se lembrar que DH não é um RPG de ficção científica; Não é porque é no futuro, com alienígenas e naves espaciais que dá pra chamar de FC. DH, e WH40k como um todo, é um exemplo perfeito de fantasia espacial. É um cenário onde um homem com super poderes se torna um DEUS depois de unificar a humanidade com ajuda de um exército de super soldados de 3 metros de altura com dois corações e que cospem ácido. Onde esses supersoldados enfrentam demônios, ORKS DO ESPAÇO e elfos muito mal disfarçados (eldar), e no qual a galáxia se encontra ameaçada por uma horda de insetos espaciais gigantes que comem planetas, e por uma legião de robôs indestrútiveis animados pelas almas de uma espécie alienígena a muito exterminada. Star Wars é mais científico que isso. Não que seja ruim, mas não é FC, como alguns falsamente presumem.

O nível imenso de "GRIMDARK" de DH faz com que esse seja um título para poucos; Esperança quase não existe, a vida no Imperium é uma porcaria, e vários inquisidores são mais do que dispostos a ordenar um "Exterminatus" (leia: o que o império fez com Alderaan) com base na suspeita de que o planeta esteja tomado pelo Caos, ou por Tyranids, ou por Orks (se bem que, em defesa dos humanos desgraçados em 40k, no caso dos dois últimos, Exterminatus é a única solução). Junte isso com uma arte digna de encartes de trash metal (em termos de temática), e o facismo inerente do Imperium, e temos um cenário que só não é a pior coisa do mundo por ser tão rídiculamente exagerado, WH40k é tão HORRÍVEL que não dá pra levar a sério, e vira algo comico, isso até onde eu sei é intencional.



DH também tem a melhor tabela de críticos que eu já vi, com itens como "A cabeça do alvo explode como um melão podre, o projétil continua, atingindo o alvo atrás do primeiro", "pedaços do alvo voam conforme ele é feito em míudos pelo ataque", "a cabeça do alvo se parte como um fruto velho" e a minha preferida "o corpo inteiro do alvo pega fogo, e corre por 2d10 metros, ateando fogo em tudo que toca". É tão ABSURDA que faz Mortal Kombat parecer algo sério; não dá para levar o jogo a sério com um nível de violência tão exagerado.

A taxa de mortalidade de DH, e a ineficiência dos personagens recem criados, são dois outros fatores que prejudicam, e muito, o jogo; É inacreditavelmente fácil de se perder um personagem em DH, a ponto que os designers do jogo recomendam manter pelo menos dois "reservas". E inicialmente a maioria das classes tem extrema dificuldade em fazer a maioria das coisas, sendo recomendado muito cuidado por parte do mestre na hora de colocar desafios.

O jogo é atualmente editado pela Fantasy Flight Games, após ter sido cancelado pela Games Workshop duas vezes, em um período de três meses. Graças a temática Gótica/Pós Cyberpunk/Totalitaria de DH, é fácil adaptar o jogo para outros cenários igualmente horríveis; Eu pretendo usar o sistema para uma campanha de GUNNM, por exemplo. Dark Heresy faz parte de uma trilogia planejada, junto com Rogue Trader (lançado em setembro deste ano) e Death Watch, sobre os mercantes do Imperium e os Fuzileiros Espaciais, respectivamente.

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