Mutantes e Malfeitores, não é só para supers.

Postado por Pedro Henrique Leal 28 de nov. de 2009


Lançado ano passado em português pela Editora Jambô, Mutantes e Malfeitores, da Green Ronin Publishing, recebeu em suas duas edições diversos prêmios de game design, tomando a reputação de "o melhor RPG de super heróis do mundo".

E em minha experiência, merece não só esse título, mas também o de o melhor título do sistema d20.

M&M abandona boa parte das convenções do sistema d20, como nível de experiência, classes e pontos de vida (substítuidos por nível de poder, compra por pontos e testes de resistência). Ao contrário da maioria dos RPGs de super heróis, como GURPS Supers e HERO System, M&M permite que um grupo de PCs inclúa o Batman e o Superman, sem que um deles se sinta totalmente inútil.

O resultado é um sistema bem mais enxuto que o de D&d, e especialmente, que o dos outros RPGs de Supers. Embora vários poderes tenham potencial para a apelação, se espera que os jogadores tenham a decência de não "roubar a cena" o tempo todo. E mesmo assim, ao contrário do que acontece na 3ª edição de D&D com os conjuradores, a maioria dos combos grotescos de M&M não são um "botão de ganhar o jogo".

Para auxiliar os novatos, o livro básico oferece vários arquétipos de personagem, que representam vários heróis clássicos: temos o Detetive Mascarado (Batman), o Blindado (Homem de Ferro), Mestre de Armas (Arqueiro Verde, Espadachim), o "Original" (Superman, Capitão Marvel), entre outros. A sessão do mestre do livro tem arquétipos de vilões, como Feiticeiro Corrupto, Megalomaníaco blindado e Cientista Louco.

Apesar de ser claramente voltado para supers, M&M é flexível o bastante para aceitar outros generos: Um dos suplementos mais recentes, Warriors&Warlocks cobre o genero espada e feitiçaria (Conan, Elric de Melniboné e Red Sonja, por exemplo). Vários usuários do fórum oficial de Mutantes e Malfeitores, o Atomic Think Tank, postam conversões de personagens clássicos dos quadrinhos, dos filmes, e da literatura. Campanhas de PL baixo funcionam muito bem como RPGs policiais ou ao estilo Indiana Jones (O PL "base", usado por todos os arquétipos de heróis do livro, é 10, 6 é o recomendado para heróis 'de rua', como justiceiro e demolidor, aquele pessoal que lida com criminosos comuns o tempo todo).

O livro pode ser encomendade pelo site da Jambô, e custa R$ 39,95.

0 comentários

Postar um comentário