Keychain of Creation faz com Exalted o que OotS fez com D&d
Postado por
Pedro Henrique Leal
22 de nov. de 2009
Escrito pelo irlandês Padraig Ó Ruanai, vulgo Jukashi, Keychain of Creation é um dos primeiros Webcomics de Exalted; Seguindo as aventuras do solar Triplamente Abençoado Misho e seu grupo não muito funcional para proteger as chaves da criação (que não são keyblades), KoC se basea no estilo consagrado de "bonecos palito", usado em Webcomics de RPG no clássico Order of the Stick, de Rich Burlew.
O grupo de Misho é composto por Marena, a crescente vermelha, uma lunar um tanto... promíscua; Dez Ventos, um monge imaculado que abandonou a ordem após questionar a virtude dos terrestres e a infâmia dos "anathema"; e Secret (abreviação de um título muito, muito, muito longo), uma abissal fracassada.
Por não centrar sua narrativa e suas piadas tanto em mecânica de jogo, KoC é um mais acessível para leigo do que OotS e outros webcomics de RPG, mas é difíc
O autor de KoC me concedeu uma entrevista por e-mail, que se segue abaixo
Quanto de KoC é baseado ou inspirado na sua experiência de jogo?
Não muito por experiências específicas, infelizmente, porque eu não jogo tanto quanto eu gostaria. Em geral, o quadrinho é inspirado pelo "espírito" de Exalted, do que qualquer coisa específica. Porém, as vezes um personagem, uma piada ou uma cena vêm direto de jogo - por exemplo, o personagem que eu uso como avatar nos fóruns (e que apareceu em uma página do ínicio de KoC) era um personagem com o qual eu joguei. Ocasionalmente eu coloco outros presonagens meus no quadrinho.
KoC foi chamado pelo site TVtropes de "o Order of The Stick de Exalted", o que você acha disso?
Bem, eu não posso reclamar, porque eu que comecei! Quando eu comecei o quadrinho, eu fiz anunciei ele como "Order of the Stick, mas com Exalted". Na verdade, o primeiro rascunho da primeira página - que ainda está por aí na internet, mas eu espero que ninguém saia por aí procurando - foi feito num estilo muito mais parecido com o de OotS. Quando eu comecei o quadrinho direito, eu tinha decidido fazer meus próprios bonecos palito, e a evolução continuou em seu caminho desde então, com a adição de personagens visualmente mais complexos, angulos de "camera" diferentes e fundos mais realistas. Atualmente, as pessoas me dizem que a única coisa que faz de KoC um quadrinho de bonecos palito é que os personagens tem linhas no lugar dos braços e das pernas; talvez a arte evolua além desse ponto algum dia.
Mas não é só a arte. O texto também é diferente. Embora eu ainda tente colocar algumas piadas com o jogo esporadicamente, hoje é menos sobre o sistema, e mais sobre os temas de Exalted - A natureza misturada do cenário, a escala maior, a maneira como ele força os limites entre realmente awesome e simplesmente estupido e ridículo. A história também, virou uma coisa única. A arte e o texto, porém, na maneira como diferem de OotS, refletem a diferença entre D&D e Exalted: as mesmas diferenças que existem nas fontes de inspiração dos dois jogos. Eu gosto de pensar que eu fiz algo original, mas quem sabe?
Para responder a questão original : eu não ligo; Keychain nasceu de Order of the Stick, e embora eu sinta que se distanciou, a conexão ainda está lá claramente, e sempre vai estar. Eu gosto de Oots, e considero um elogio que minha obra seja comparada com a do gigante (Rich Burlew).
Você usa estilos diferentes para seres diferentes, porque?
Para ser sincero, parte da razão era para compensar os bonecos palito. Embora tenha o seu charme, tem uma vozinha na minha cabeça que não vê isso como arte "de verdade", e eu tive a idéia de mostrar tipos diferentes de criaturas em outros estilos artistícos como uma maneeira de fazer disso uma vantagem.
Mas eu acho que realmente funciona. Uma das coisas que eu gosto em Exalted é o uso de criaturas que são diferentes em um sentido metafísico. Coisas como fadas ou demônios ou deuses não são só criaturas de outro mundo ou com um corpo diferente ou poderes mágicos: o mundo em si não interage com eles do mesmo jeito. Eles não "se encaixam" do mesmo jeito que humanos e animais. Por exemplo, meu maior uso desse truque foi com Marena e Luna. Eu queria mostrar que essa era uma criatura que é "maior" que os personagens são, um ser mais completo, mais profundo, mais importante. Essencialmente, Luna é mais "real" que um ser humano seria, e eu queria que os leitores percebessem isso de primeira.
Você trabalha sozinho em KoC, ou recebe ajuda de amigos/assistentes/leitores?
Eu tive ajuda uma vez ou outra com o quadrinho em si - a página com Luna que mencionei, por exemplo, e empreguei alguns quadrinhos de leitores. A maior gratidão, porém, vai para Flagg, que mantém o patternspider.net, que sedia KoC. Foi ele quem fez um script de atualização automática para mim, melhorou o código e o RSS feed do meu site, e que me ajuda quando algo dá errado. Ele também me deu o endereço que eu uso para responder e-mail relacionado a KoC, e é claro, o quadrinho não seria possível sem o fórum Exalted Compendium Redux, então eu o agradeço novamente pro cria-lo.
KoC parece ser um webcomic bem sucedido, considerando seu caráter de nicho. Você esperava que ele fosse tão bem recebido? você recebe um monte de fan art, por exemplo.
Eu queria que ele fosse popular, mas não acreditava realmente que fosse ser. Eu acho que um fator importante é que o tipo de gente que gosta de Exalted é o mesmo tipo que gosta de quadrinhos, e vice-versa eu acho. Acho que é por isso que até os livros de exalted tem quadrinhos neles!
O grupo de Misho é composto por Marena, a crescente vermelha, uma lunar um tanto... promíscua; Dez Ventos, um monge imaculado que abandonou a ordem após questionar a virtude dos terrestres e a infâmia dos "anathema"; e Secret (abreviação de um título muito, muito, muito longo), uma abissal fracassada.
Por não centrar sua narrativa e suas piadas tanto em mecânica de jogo, KoC é um mais acessível para leigo do que OotS e outros webcomics de RPG, mas é difíc
O autor de KoC me concedeu uma entrevista por e-mail, que se segue abaixo
Como é o processo criativo de Keychain of Creation?
geralmente eu tenho uma idéia para uma piada em particular, ou um segmento ou dois de história que eu quero que aconteçam (ou ambos). Eu faço um esboço da página inteira para decidir o layou e o fluxo de eventos direito, me certificando de que tudo encaixa, e se houver um personagem ou local novo, alguns esboços deles também. Aí eu vou para o computador. Eu mantenho dois arquivos dos quadrinhos anteriores - uma finalizada, e uma com "pedaços", que tem uma coleção de poses, elementos de fundo e por aí vai das páginas anteriores. Se eu precisar, eu volto para um arquivo anterior para pegar o que eu precise, ou começo do zero.
Normalmente, depois de determinar os quadros, eu faço ou os personagens, ou o fundo - o fundo em geral é feito do zero, enquanto os personagens são modificados de uma pose anterior. É meio ruim dizer, mas como é tudo arte vetorial, é bem como eu imagino fazer um quadrinho com sprites - muito copiar e colar. Só precisa de mais trabalho com modificação e ser criativo, e você tem que fazer ao menos algumas mudanças na maioria das "sprites". Quando a arte está pronta, eu escrevo os dialogos, e moldo os balões de fala para encaixar. Eu salvo uma versão "finalizada" e uso o Photoshop pra abrir o espaço entre os quadros. Aí é só escrever o comentário, o título e fazer o upload, de preferência no prazo.
geralmente eu tenho uma idéia para uma piada em particular, ou um segmento ou dois de história que eu quero que aconteçam (ou ambos). Eu faço um esboço da página inteira para decidir o layou e o fluxo de eventos direito, me certificando de que tudo encaixa, e se houver um personagem ou local novo, alguns esboços deles também. Aí eu vou para o computador. Eu mantenho dois arquivos dos quadrinhos anteriores - uma finalizada, e uma com "pedaços", que tem uma coleção de poses, elementos de fundo e por aí vai das páginas anteriores. Se eu precisar, eu volto para um arquivo anterior para pegar o que eu precise, ou começo do zero.
Normalmente, depois de determinar os quadros, eu faço ou os personagens, ou o fundo - o fundo em geral é feito do zero, enquanto os personagens são modificados de uma pose anterior. É meio ruim dizer, mas como é tudo arte vetorial, é bem como eu imagino fazer um quadrinho com sprites - muito copiar e colar. Só precisa de mais trabalho com modificação e ser criativo, e você tem que fazer ao menos algumas mudanças na maioria das "sprites". Quando a arte está pronta, eu escrevo os dialogos, e moldo os balões de fala para encaixar. Eu salvo uma versão "finalizada" e uso o Photoshop pra abrir o espaço entre os quadros. Aí é só escrever o comentário, o título e fazer o upload, de preferência no prazo.
Quanto de KoC é baseado ou inspirado na sua experiência de jogo?
Não muito por experiências específicas, infelizmente, porque eu não jogo tanto quanto eu gostaria. Em geral, o quadrinho é inspirado pelo "espírito" de Exalted, do que qualquer coisa específica. Porém, as vezes um personagem, uma piada ou uma cena vêm direto de jogo - por exemplo, o personagem que eu uso como avatar nos fóruns (e que apareceu em uma página do ínicio de KoC) era um personagem com o qual eu joguei. Ocasionalmente eu coloco outros presonagens meus no quadrinho.
KoC foi chamado pelo site TVtropes de "o Order of The Stick de Exalted", o que você acha disso?
Bem, eu não posso reclamar, porque eu que comecei! Quando eu comecei o quadrinho, eu fiz anunciei ele como "Order of the Stick, mas com Exalted". Na verdade, o primeiro rascunho da primeira página - que ainda está por aí na internet, mas eu espero que ninguém saia por aí procurando - foi feito num estilo muito mais parecido com o de OotS. Quando eu comecei o quadrinho direito, eu tinha decidido fazer meus próprios bonecos palito, e a evolução continuou em seu caminho desde então, com a adição de personagens visualmente mais complexos, angulos de "camera" diferentes e fundos mais realistas. Atualmente, as pessoas me dizem que a única coisa que faz de KoC um quadrinho de bonecos palito é que os personagens tem linhas no lugar dos braços e das pernas; talvez a arte evolua além desse ponto algum dia.
Mas não é só a arte. O texto também é diferente. Embora eu ainda tente colocar algumas piadas com o jogo esporadicamente, hoje é menos sobre o sistema, e mais sobre os temas de Exalted - A natureza misturada do cenário, a escala maior, a maneira como ele força os limites entre realmente awesome e simplesmente estupido e ridículo. A história também, virou uma coisa única. A arte e o texto, porém, na maneira como diferem de OotS, refletem a diferença entre D&D e Exalted: as mesmas diferenças que existem nas fontes de inspiração dos dois jogos. Eu gosto de pensar que eu fiz algo original, mas quem sabe?
Para responder a questão original : eu não ligo; Keychain nasceu de Order of the Stick, e embora eu sinta que se distanciou, a conexão ainda está lá claramente, e sempre vai estar. Eu gosto de Oots, e considero um elogio que minha obra seja comparada com a do gigante (Rich Burlew).
Você usa estilos diferentes para seres diferentes, porque?
Para ser sincero, parte da razão era para compensar os bonecos palito. Embora tenha o seu charme, tem uma vozinha na minha cabeça que não vê isso como arte "de verdade", e eu tive a idéia de mostrar tipos diferentes de criaturas em outros estilos artistícos como uma maneeira de fazer disso uma vantagem.
Mas eu acho que realmente funciona. Uma das coisas que eu gosto em Exalted é o uso de criaturas que são diferentes em um sentido metafísico. Coisas como fadas ou demônios ou deuses não são só criaturas de outro mundo ou com um corpo diferente ou poderes mágicos: o mundo em si não interage com eles do mesmo jeito. Eles não "se encaixam" do mesmo jeito que humanos e animais. Por exemplo, meu maior uso desse truque foi com Marena e Luna. Eu queria mostrar que essa era uma criatura que é "maior" que os personagens são, um ser mais completo, mais profundo, mais importante. Essencialmente, Luna é mais "real" que um ser humano seria, e eu queria que os leitores percebessem isso de primeira.
Você trabalha sozinho em KoC, ou recebe ajuda de amigos/assistentes/leitores?
Eu tive ajuda uma vez ou outra com o quadrinho em si - a página com Luna que mencionei, por exemplo, e empreguei alguns quadrinhos de leitores. A maior gratidão, porém, vai para Flagg, que mantém o patternspider.net, que sedia KoC. Foi ele quem fez um script de atualização automática para mim, melhorou o código e o RSS feed do meu site, e que me ajuda quando algo dá errado. Ele também me deu o endereço que eu uso para responder e-mail relacionado a KoC, e é claro, o quadrinho não seria possível sem o fórum Exalted Compendium Redux, então eu o agradeço novamente pro cria-lo.
KoC parece ser um webcomic bem sucedido, considerando seu caráter de nicho. Você esperava que ele fosse tão bem recebido? você recebe um monte de fan art, por exemplo.
Eu queria que ele fosse popular, mas não acreditava realmente que fosse ser. Eu acho que um fator importante é que o tipo de gente que gosta de Exalted é o mesmo tipo que gosta de quadrinhos, e vice-versa eu acho. Acho que é por isso que até os livros de exalted tem quadrinhos neles!
A históra épica de Koc, você a planejou desde o começo, ou ela foi fluindo conforme você escrevia?
Eu tinha as coisas grandes mais ou menos planejadas. Quando eu comecei, eu tinha os personagens principais, a trama central, a história básica de cada capítulo, e uma idéia do começo e do "fim", com algumas idéias do andamento. No momento, eu tenho três "finais" - pontos no qual a história está completa o bastante para para, mas dos quais eu ainda posso continuar se eu estiver a fim. Entre essas coisas grandes, eu só tenho espaço para vagar um pouco e ser criativo. Por exemplo, a primeira história "de transição", com as fadas, foi totalmente nova, quando eu notei que não parecia certo pular de um capitúlo grande para outro. Geralmente eu planejo um segmento da história adiantado, mas os detalhes podem mudar, e as vezes eu tenho que trocar quase tudo que eu queria fazer. Os personagens, também, acabaram virando algo que eu não tinha planejado, mas funciona, então eu deixo assim. E é claro, as vezes eu tenho uma idéia que é boa demais pra ser jogada fora e eu tento encaixar de algum jeito.
Quanto tempo mais você pretende continuar com Keychain of Creation? Tem algum plano pra depois que ele terminar (em termos de quadrinhos)?
Como eu disse, eu tenho três finais em mente. Dependendo de como eu me sentir quando chegar neles, eu posso parar, mas eu gosto de fazer Keychain (mesmo perdendo sono por causa da minha enrolação as vezes), então eu dúvido que eu pare até o último deles... E até lá, quem sabe eu não arranje um jeito de continuar. Ao mesmo tempo, porém, as melhores histórias costumam ter fim, então eu decidi que KoC vai ter um final definitivo. Quanto a outros projetos de quadrinhos... Bem, eu tenho algumas idéias. Quem sabe você veja elas algum dia, mas por ora são só idéias.
Eu tinha as coisas grandes mais ou menos planejadas. Quando eu comecei, eu tinha os personagens principais, a trama central, a história básica de cada capítulo, e uma idéia do começo e do "fim", com algumas idéias do andamento. No momento, eu tenho três "finais" - pontos no qual a história está completa o bastante para para, mas dos quais eu ainda posso continuar se eu estiver a fim. Entre essas coisas grandes, eu só tenho espaço para vagar um pouco e ser criativo. Por exemplo, a primeira história "de transição", com as fadas, foi totalmente nova, quando eu notei que não parecia certo pular de um capitúlo grande para outro. Geralmente eu planejo um segmento da história adiantado, mas os detalhes podem mudar, e as vezes eu tenho que trocar quase tudo que eu queria fazer. Os personagens, também, acabaram virando algo que eu não tinha planejado, mas funciona, então eu deixo assim. E é claro, as vezes eu tenho uma idéia que é boa demais pra ser jogada fora e eu tento encaixar de algum jeito.
Quanto tempo mais você pretende continuar com Keychain of Creation? Tem algum plano pra depois que ele terminar (em termos de quadrinhos)?
Como eu disse, eu tenho três finais em mente. Dependendo de como eu me sentir quando chegar neles, eu posso parar, mas eu gosto de fazer Keychain (mesmo perdendo sono por causa da minha enrolação as vezes), então eu dúvido que eu pare até o último deles... E até lá, quem sabe eu não arranje um jeito de continuar. Ao mesmo tempo, porém, as melhores histórias costumam ter fim, então eu decidi que KoC vai ter um final definitivo. Quanto a outros projetos de quadrinhos... Bem, eu tenho algumas idéias. Quem sabe você veja elas algum dia, mas por ora são só idéias.
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