Qin: The Warring States

Postado por Pedro Henrique Leal 16 de fev. de 2010

Criado pelo grupo francês Le 7eme Cercle, Qin é um dos raros rpgs com temática oriental que não trata do japão. Ao invés disso, o cenário de Qin é o periodo dos estados em guerra da história chinesa, antecedendo a ascensão da dinastia Qin.

Com 272 páginas, o livro básico de Qin é um volume em capa dura, infelizmente impresso em preto e branco. As poucas páginas coloridas são similares ao que ocorreu com a 4ª edição de Shadowrun; os exemplos de personagem são as únicas ilustrações a cores, e para qualquer padrão, são excelentes.

O sistema de Qin é bastante simples; 5 atributos básicos (água, fogo, madeira, metal e terra. Respectivamente, agilidade e destreza, capacidade social, inteligência e habilidades místicas, habilidade marcial e "o equilíbrio"), mais o sistema de perícias, medidas de 1 a 6. Testes são feitos somando o atributo com a perícia em questão, e jogando 2d10; o sistema, chamado de "dado Yin Yang", consiste em subtrair o número menor do maior, contando o "10" do dado como um zero. Caso os dois dados sejam iguais, o resultado é um equilibrio yin yang, um sucesso automático, a não ser que o valor do equilíbrio seja 0. No caso de jogadas de ataque, caso o dado "yang", que o livro sugere que seja um dado de cor mais forte, seja o maior, o valor do dado yin yang é somado ao dano, caso contrário, o dano é apenas o valor da arma mais o atributo metal.

O sistema oferece três tipos distintos de habilidades especiais: Magia, dividida em adivinhação, exorcismo, alquimia interna e alquimia externa, feita atraves de rituais longos e que exigem certos itens específicos; Taos, habilidades sobrenaturais que permitem que um personagem ande mais rápido, veja através de ilusões ou absorva ataques potencialmente fatais, e manobras, que dependem do treinamento do personagem com armas. tanto a magia quanto os Taos consomem Chi.

O grosso do livro é o cenário: montes de informação sobre a china do século 2 a.c, desde as nações que compunham Zhongguo na época até o estilo de vída dos camponeses, e como não poderia ser esquecido, os elementos míticos do taoismo e do folclore, e a influência resultante destes serem "reais".

Qin é um livro caro, e que francamente, só vale apena para quem já é interessado por história chinesa, ou por filmes como "O tigre e o dragão" e "O clã das adagas voadoras". Por 45 dólares, não é o tipo de livro que pode ser "pego só pra testar". Eu próprio só o comprei por colecionar livros de RPG, embora pretenda joga-lo.

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