Poder Marcial/Martial Power

Postado por Pedro Henrique Leal 18 de dez. de 2009

O primeiro título da série "Powers", Martial Power cobre o Patrulheiro/Ranger, o Senhor da Guerra/Warlord, o Guerreiro e o Ladino. Ao contrário dos seus ancestrais, como o Complete Warrior e o péssimo Sword&Fist, MP se concentra em dar novas opções para membros dessas classes, ao invés de ficar inventando classes novas.

O livro é dividido de maneira clara, em 7 capitúlos (se eu tiver errado, favor me corrijam). Após a introdução, seguem-se 4 capítulos, dedicados às classes específicas, um capítulo centrado em talentos para personagens marciais, e o último contém destinos épicos. Os capítulos de classe contam com poderes novos para todos os níveis e 10 caminhos exemplares.


O Guerreiro:
O segmento voltado para o guerreiro trás dois Builds novos: O Battlerager e o Tempest Fighter; O Battlerager lembra o antigo bárbaro, usando armadura leve, e centrando-se em RAIVAAA, no lugar do talento com armas do guerreiro do LdJ, o Battlerager ganha pontos de vida temporários toda vez que é atacado (meio que uma redução de dano, pra ser sincero). Já o Tempest fighter é fruto das reclamações de pessoas que acham que pra ser um guerreiro, tu tem que ter guerreiro escrito na ficha; O Tempest é um guerreiro que luta com duas armas, e pré errata, não tem muita diferença nos poderes dele pros de um ranger de duas armas.

O Ladino:
O capítulo do ladino trás apenas dois build novos, um capaz de usar maças e clavas como armas de ladino, e outro voltado para uso de acrobacia em combate... e algumas regrinhas novas.

O warlord:
Dois builds novos: Bravura Warlord e Resourceful Warlord. O bravura "Lidera pelo exemplo", e faz coisas fodas para dar bonûs pros aliados fazerem mais coisas fodas, ou deixa um inimigo bater nele, para que um aliado possa meter O ATAQUE no infeliz. A maior parte dos seus exploits envolvem correr risco direto, em troca de efeitos consideraveis. O Resourceful Warlord é um lider versátil, com manobras voltadas para todas as situações.

O Ranger:
O ranger trás o Beastmaster, trazendo o velho companheiro animal devolta. Um terço dos poderes novos do Ranger dependem desse build, que é BEEEEMMM diferente das opções do LdJ.


O veredito:

Martial Power/Poder Marcial é um ótimo livro pra quem joga com classes marciais; a leitura pode ser um tanto chata, dado que 90% do livro são PODERES. Em especial, grupos de nível alto, chegando perto do épico praticamente precisam desse livro, para evitar que todo mundo, menos o mago, pegue Semideus como destino épico. A arte interior é boa, salvo um punhado de ilustrações, primariamente do capítulo do ladino (mestre espião, halfling... alguma coisa, o do braço torto).

0 comentários

Postar um comentário